quarta-feira, 14 de março de 2012

Saúde: Peruíbe recebe a segunda melhor nota da Baixada - Com um IDSUS de 6,38, a Cidade ficou acima da média nacional

O Município de Peruíbe recebeu a segunda maior nota, 6,38, no IDSUS da Baixada Santista - Pelo IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) a Cidade ficou acima da média nacional que foi de 5,47. Esse índice avalia o desempenho dos municípios no SUS, cujo indicador síntese vai de 0 a 10. Na baixada santista ainda temos: Bertioga - 5,70; Guarujá - 4,54; Itanhaém - 5,44; Mongaguá - 4,43; Cubatão - 6,61; Praia Grande - 5,05; Santos - 5,46 e, São Vicente - 4,75.

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalares e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde e, estados.

Na cidade de Peruíbe hão de ser considerados os investimentos e modernizações, destinados pela Prefeitura Municipal, para a área da Saúde e, o aumento da oferta de serviços na Saúde do Município. A Cidade vai inaugurar ainda, dentro de 45 dias, um novo Pronto Socorro 24h (UPA), novos Postinhos de Saúde e iniciar a construção do primeiro hospital da Cidade com 100 leitos.

O Governo Federal deverá usar os resultados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice mede a oferta e a qualidade dos serviços da rede pública de saúde oferecida pelas regiões e municípios.




Por
Assessoria de Comunicação, PMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário