Em 2009, quando assumimos a Administração Municipal, nos deparamos com dados alarmantes de mortalidade infantil. A batalha foi dura, mas já começamos a alcançar resultados. Nessa semana, recebemos da Diretoria Regional de Saúde – DRS IV Baixada Santista a divulgação de que o índice no município caiu de 23,8 mortes a cada mil nascidos vivos registrados em 2008, para 13,1 em 2009. Esses números representam 81% a menos de vidas perdidas.
E em 2010, os índices estão caindo ainda mais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da DRS IV, de 1º de janeiro a 23 de junho, Peruíbe alcançou coeficiente ainda mais baixo, apresentando 5,7 mortes por mil nascidos vivos.
Estamos conseguindo reverter essa situação através de ações como incentivo ao aleitamento materno, capacitação dos funcionários da maternidade, orientação às gestantes e a aquisição de incubadoras e berço aquecido para atendimento aos recém-nascidos.
Claro que esses números, estão longe do que acreditamos como ideal. Por isso, afirmo que a luta em prol da vida continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário